Pular para o conteúdo principal

O Silêncio Interior


Como é possível se auto-escutar, se não silenciarmos o nosso interior? É impossível voltar-mos  para dentro sem este exercício. Mergulhar em si mesmo e  conectar-se com um estado de verdadeira paz. Talvez tudo o que precisemos  para entrar neste estado de quietude interior, é nós retirar das queixas, das cobranças diárias, dos sentimentos de culpa, da agitação… Só saindo um pouco desta  rotina,  que nos deixa acomodados num estado de satisfação,  ou de constante lamento,  é que acharemos o essencial dentro de  nós mesmo.

Ambiente de Paz e Prosperidade.

Vivemos um momento em  que as pessoas deixam sua pátria procurando abrigo em outra, por isso chamamos de refugiados, pois tudo que eles querem  é se refugiar  daquilo que os seus países de origem não hes deram. Entretanto, existem pessoas que não perderam seu lar exterior (pátria ou casa), mas perderam o lar interior, ou então perderam os dois. Sendo assim, é comum sentir-se sem sentimento de acolhimento, sem proteção e, perdido de si mesmo. Se queremos experimentar um ambiente de tranquilidade, antes, isso precisa ser um estado de espírito, dando um passo de cada vez conhecendo-se  um pouco a cada dia de modo crescente.

Uma Mente Silenciosa

O caminho do auto conhecimento não é um caminho de perfeição, mas de aprimoramento, sim, nos permite refletir e ir nos melhorando aqui e ali, como seres  humanos. Desta maneira estaremos permitindo-nos reinventar o olhar sobre nós mesmos e sobre o mundo que nos rodeia. Uma mente silenciosa é aquela que sai desta correria louca. Aliás, essa vida corrida lembra-me aquele coelho da obra de Lewis Carol,  que se tornou filme, Alice no país das maravilhas. Uma obra assim deveria ser lida e relida algumas vezes, pois entenderíamos melhor os dias que vivemos. O coelho sempre está correndo com um relógio na mão dizendo em tom de murmuração: “Estou atrasado.

Caminho que nos leva a nós mesmos

Ultimamente,  nós não temos tempo para muita coisa, desta forma corremos contra o tempo se quisermos crescer, até tem um dito popular: “Deus ajuda, quem cedo madruga”. Então, nos deparamos com pessoas sonolentas nos meios de transportes, aspectos cansados e numa automação, de modo que nem se percebe no agora, funcionando como robôs programados vivendo e  repetindo um mesmo  roteiro: Acordar, café da manhã, trabalho, faculdade, etc. Por mencionar Alice, como não lembrar daquele gato,  que mesmo tendo corpo,  desaparece e reaparece, às vezes só a cabeça, em outro momento só a cauda e ainda só o sorriso. Alice um pouco desorientada se depara com o gato e pergunta: “Para onde vai a estrada?” O gato prontamente  responde com uma pergunta: “Para onde quer ir?” Ela não sabia para onde ir, estava perdida. O gato responde imediatamente: “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve…”.

Até parece que essa  história se repete em nossos dias. Afinal como saber,  se não encontramos tempo,  para nos encontrar o caminho que nos leva a nós mesmos? O resultado é que vivemos uma época de sufocamento por uma ansiedade de ler tudo e sem nenhum critério seletivo, acessamos redes sociais,  incessantemente, ouvimos constantemente,  músicas com fones de ouvidos para não nos depararmos com a solidão, assistimos quase que compulsivamente,  séries onde nos enxergamos e até nos realizamos nos personagens. No entanto, parece que ao invés de navegar na internet estamos naufragando, submergidos em cada clique.

Ouvir o  Mundo Interior

Estamos tão deslocados de nós mesmos que queremos nos encontrar naquilo que fazemos, mesmo às vezes fazendo algo sem vontade alguma. Queremos na maioria das vezes sermos reconhecidos em tudo e por todos, porém, temos medo da mudança, medo da insatisfação, medo de não saber lidar com a velocidade das mudanças e somos consumidos, por vezes dissolvidos, de modo que muitas vezes sumimos e nos encontramos  de novo em tudo,  isso nos dá grande trabalho.

Realmente lidamos com a vida,  como se o tempo todo,  a felicidade estivesse fora de nós, entretanto, foi Goethe,  quem disse que “o homem feliz é aquele que pode ligar o final de sua vida ao seu início”, mas só conectaremos inicio, meio e fim, se estivermos atentos aos sutis movimentos que acontecem em nós mesmos,  ouvindo silenciosamente.

Descobrindo o Verdadeiro Ser

É mergulhando em nós que acharemos tempo para não vivermos apressados, já diz a sabedoria popular: “Apressado, come cru”. Sei que esperar não é algo do nosso agrado, até porque estamos todo tempo e, o  tempo todo,  como o coelho querendo tudo para ontem. Sendo assim uma consequência,  a sensação de que a vida perdeu o sentido, daí, passamos a cair num vazio existencial e não sabemos qual caminho seguir, desta maneira escolhemos qualquer  caminho para trilharmos e, quase sempre,  optamos pelo mais fácil.

Portanto, não criemos no mundo virtual, um universo onde suprimos nossas faltas e carências,  encenando ser alguém que não somos,  para obtermos uma autorrealização. Agindo assim, não descobriremos nossa identidade e,  tão pouco clarearemos o caminho para desenvolvermos a possibilidade de descobrir-nos. Não é a partir de comentários e curtidas que acharemos quem somos! Se queremos nos sentir acolhidos, antes,  é preciso acolher-nos! Então paremos de alimentar em nós a necessidade de confirmação e de aprovação dos outros,  para percorrermos este ou aquele caminho. É preciso resolver com a própria consciência o que é certo para nós e  então seguir em frente, pois vive-se apenas uma vez. Silenciosa(mente) encontramos a nós mesmos e descobrimos o nosso verdadeiro ser.

Daniel Lima Gonçalves

Psicanalista, Filósofo e Teólogo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teu Colo

Corro para ser acolhido em Teu colo sem precisar embriagar- me com o vinho do moralismo. Não é necessário maquiar-me com o pó do ritualismo, tão pouco adornar- me com o legalismo, pois sei que me aceitas como sou. Quero Teu colo, necessito dele, porque desejo ouvir tua voz mansa e suave. Para estar no Teu colo preciso esvaziar- me dessa construção de um deus justiceiro e impiedoso que fizeram em mim; preciso esvaziar-me do passado que me oprime dia e noite e ser cheio de confiança que me dá a certeza que sou aceito por Ti. Não importa o que disseram, dizem e dirão sobre mim, pois sei que a última palavra vem de Ti e dizes: “meu filho, não temas, pois mesmo não merecendo meu amor eu te escolhi para amar-te sempre mais e mais”. Teu colo é meu abrigo secreto, ou melhor, é meu oásis em meio a este deserto existencial que nem sempre está fora de mim, mas quase sempre dentro de mim. Quando estou nEle, não preciso nem falar, pois me ensinaste que a melhor oração não é fruto de um  prol

Identidade na diferença

Eu? Como assim eu? Se nem sei exatamente o que sou. Tornei-me isso que, dia após dia, muda e não sei o que serei, pois, ainda estou sendo uma metamorfose incessável. Este ser que diz, eu, é o mesmo que diz fui. Isto mesmo! Olhando para trás vejo que fui alguém que não sou mais, mas era eu lá, e sou eu aqui, mas o ser de hoje não esteve lá, pois, é fruto, produto de tudo que vivenciei no decorrer dos anos. O ser de ontem também dizia: "eu sou assim". No entanto, hoje me vejo de outro modo e percebo que não era daquele jeito, assim como não sou hoje o que serei amanhã. Então, o que sou eu afinal? Algo que transcorre e escorre no tempo? Sou ou que estou sendo? Eu sou o que foi aprimorado no tempo?   Esse ser que abre a boca e diz, eu sou, é tão relativo que uma simples relação com pessoas diversas gera uma mudança no que se diz ser, passando a ser produto da influência relacional. Sendo assim, o eu de hoje, mais adiante, será outro e não mais o que se é. Se digo que

Teus Braços

Quando estou aflito, inseguro, angustiado, corro para Teus braços de Pai  que logo me envolve a paz. Dependo de Ti, sem Ti sou nada, sem Ti nada posso fazer. Se me sinto sozinho e sem saída corro a Ti e me lanço aos Teus cuidados que são incomparáveis. Dúvidas, desconfianças, incertezas, incredulidade, às vezes querem me dominar para distanciar-me de Ti, mas sei que mesmo quando penso que estou longe de Ti, na verdade, estou acolhido em Teus braços misericordiosos que transbordam afeto e ternura. Quando me vem o medo, a tristeza, as dificuldades, corro para Teus braços de Filho, Amigo sempre próximo que caminha comigo ombro a ombro sem recriminar e sempre pronto a me ensinar. Se penso que todos me deixaram, Tu jamais me abandonas, olho para meu lado e vejo-te sereno dizendo: “não te deixo um só instante, sempre estou contigo,  mesmo quando queres ficar longe de mim”. Em meio às tempestades da minha vida Tu acalmas o vendaval do meu ser, porque estás aqui no barco da minha vida. Ao