Pular para o conteúdo principal

Silêncio!



Quem nunca esteve num ambiente com uma plaquinha ou cartaz que tem uma imagem de uma pessoa com o dedo indicador sobre os lábios? Até nos vem à mente aquele som: “psiiiiii”. Em bibliotecas o silêncio é necessário para não atrapalhar a concentração, já em hospitais para não incomodar. Que tal fazer um “psiiii” para nossa mente? Exatamente, mandar ela aquietar e parar o barulho ensurdecedor que fazemos indo em busca de uma felicidade imposta por familiares e até pela sociedade. Todo esse anseio mexe com cada cômodo do nosso ser gerando em nós um constante estado de inquietude, pois parece que tudo nos falta. Este estado faltoso é que parece alimentar essa vida desenfreada que temos, nos movimentando o tempo todo pra fora sem percebermos os sutis movimentos dentro de nós.

Às vezes precisamos de alguém que perceba nossa inquietação e nos diga que precisamos fazer silêncio em nós. Se de fato queremos viver, não podemos ficar apenas no ver a vida acontecer diante de nós sem nos percebermos nela, porque não estamos aqui, mas num futuro que ainda nem existe e que será naturalmente fruto do hoje, do agora. Sendo assim, querer mudar o futuro não é voltar no tempo e mudar o passado, mas parar de nos dar desculpas e mudar o hoje, pois o amanhã depende disso e não do ontem. O filósofo Blaise Pascal já dizia que “jamais vivemos, mas esperamos viver; e dispondo-nos sempre a ser felizes, é inevitável que jamais o sejamos”. Adiamos o viver intensamente, não desfrutamos intensamente cada instante, estamos o tempo todo correndo atrás do vento em busca de uma vida sempre feliz. Isto nunca chegará! Precisamos dos dias tristes e felizes, assim como precisamos de frio e calor, noite e dia… Assim como na bela tela de um grande pintor existe lindas e vibrantes cores, também existem cores densas, escuras, assim é nossa jornada. È a multiplicidade de cores existenciais que dar beleza a vida.

Silenciar, não nos impede de desejar, pelo contrário, nos ajuda a perceber o que de fato e de verdade desejamos, pois tudo que procuramos está em nós para se transformar em ação realizadora através de nós. Foi Espinosa que certa vez disse: “O desejo é a própria essência do homem, ou seja, o esforço pelo qual o homem esforça-se por perseverar em seu ser”. Somos seres desejantes, mas o silêncio em nós é como uma lente de aumente que se movimenta investigativamente dentro de nós, isto mesmo, é um olhar atento para dentro de nós, a fim de que desejemos nosso desejo e não os desejos dos outros. Quando sonhamos o sonho do outro corremos atrás de algo que nunca nos satisfará, trazendo para nós a sensação de que a vida é uma ilusão. Vivemos numa era imediatista, queremos tudo pra ontem, porém “entre os desejos e as realizações destes transcorre toda a vida humana” (Schopenhauer).

Silêncio! Aquietemo-nos para que nossa atenção não fique ocupada com as muitas exigências externas. Desliguemo-nos um pouco, deixemos todo barulho do lado de fora, pois aquietar-se nada mais é do que estar aqui, no presente e prestar atenção em si. Em que estamos pensando neste momento? Onde estão nossos pensamentos? Onde está nossa atenção? Então, façamos silêncio para estarmos conosco e nos sentirmos. Isto é imprescindível para uma auto percepção. Se queremos chegar a nós mesmos o “psiii” na mente nos possibilita a chegar em nós mesmos, deixando o mundo ruidoso para trás e simplesmente nos sentir. Sabe qual o momento mais valioso? O agora! Portanto, façamos aquilo que temos para fazer no presente com toda atenção, como se o mundo inteiro dependesse disso, porque o valor só reconheceremos quando conseguirmos estar plenamente no agora.

 

Daniel Lima Gonçalves

Psicanalista, Filósofo e Teólogo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teu Colo

Corro para ser acolhido em Teu colo sem precisar embriagar- me com o vinho do moralismo. Não é necessário maquiar-me com o pó do ritualismo, tão pouco adornar- me com o legalismo, pois sei que me aceitas como sou. Quero Teu colo, necessito dele, porque desejo ouvir tua voz mansa e suave. Para estar no Teu colo preciso esvaziar- me dessa construção de um deus justiceiro e impiedoso que fizeram em mim; preciso esvaziar-me do passado que me oprime dia e noite e ser cheio de confiança que me dá a certeza que sou aceito por Ti. Não importa o que disseram, dizem e dirão sobre mim, pois sei que a última palavra vem de Ti e dizes: “meu filho, não temas, pois mesmo não merecendo meu amor eu te escolhi para amar-te sempre mais e mais”. Teu colo é meu abrigo secreto, ou melhor, é meu oásis em meio a este deserto existencial que nem sempre está fora de mim, mas quase sempre dentro de mim. Quando estou nEle, não preciso nem falar, pois me ensinaste que a melhor oração não é fruto de um  prol

Identidade na diferença

Eu? Como assim eu? Se nem sei exatamente o que sou. Tornei-me isso que, dia após dia, muda e não sei o que serei, pois, ainda estou sendo uma metamorfose incessável. Este ser que diz, eu, é o mesmo que diz fui. Isto mesmo! Olhando para trás vejo que fui alguém que não sou mais, mas era eu lá, e sou eu aqui, mas o ser de hoje não esteve lá, pois, é fruto, produto de tudo que vivenciei no decorrer dos anos. O ser de ontem também dizia: "eu sou assim". No entanto, hoje me vejo de outro modo e percebo que não era daquele jeito, assim como não sou hoje o que serei amanhã. Então, o que sou eu afinal? Algo que transcorre e escorre no tempo? Sou ou que estou sendo? Eu sou o que foi aprimorado no tempo?   Esse ser que abre a boca e diz, eu sou, é tão relativo que uma simples relação com pessoas diversas gera uma mudança no que se diz ser, passando a ser produto da influência relacional. Sendo assim, o eu de hoje, mais adiante, será outro e não mais o que se é. Se digo que

Teus Braços

Quando estou aflito, inseguro, angustiado, corro para Teus braços de Pai  que logo me envolve a paz. Dependo de Ti, sem Ti sou nada, sem Ti nada posso fazer. Se me sinto sozinho e sem saída corro a Ti e me lanço aos Teus cuidados que são incomparáveis. Dúvidas, desconfianças, incertezas, incredulidade, às vezes querem me dominar para distanciar-me de Ti, mas sei que mesmo quando penso que estou longe de Ti, na verdade, estou acolhido em Teus braços misericordiosos que transbordam afeto e ternura. Quando me vem o medo, a tristeza, as dificuldades, corro para Teus braços de Filho, Amigo sempre próximo que caminha comigo ombro a ombro sem recriminar e sempre pronto a me ensinar. Se penso que todos me deixaram, Tu jamais me abandonas, olho para meu lado e vejo-te sereno dizendo: “não te deixo um só instante, sempre estou contigo,  mesmo quando queres ficar longe de mim”. Em meio às tempestades da minha vida Tu acalmas o vendaval do meu ser, porque estás aqui no barco da minha vida. Ao