Pular para o conteúdo principal

Silêncio e Silêncios


Quem nunca ouviu aquele dito popular que diz: “quem cala consente”. De fato, há silêncios que falam por nós e até decidem por nós, mas também manifestam nossa omissão  de modo que o não manifestar uma opinião necessária, muitas vezes demonstra concordância com uma palavra, discurso ou ação. Entretanto, existem silêncios que expressam inquietude interior, tristeza, angústia e amargura, mas também existem silêncios que evidenciam serenidade e reflexões internas, pois o silêncio parece ser uma boa maneira de ficar quieto, mesmo que fora esteja um grande barulho. Sendo assim, é bom perceber o que de fato e de verdade tem alimentado nossos pensamentos. Quer saber do que sua mente está cheia? Fique atento ao que mais sai dos seus lábios.

 

A Porta da Felicidade Abre só para o Exterior

É cada vez mais constante ouvir  pessoas dizerem que procuram um sentido pra viver ou  que buscam uma pessoa ideal, porém muitas vezes nem  sabe o que procura. Que busca é essa? O que de fato procuramos? Segurança, amor, status, independência… O quê? Às vezes isso apenas expressa que ainda não nos encontramos, então, por não encontrar-se,  projetamos fora o que nos falta dentro. Parece que esse imenso mercado que a felicidade se tornou, tirou de nós mesmos, pois ser feliz é uma responsabilidade nossa. Levamos conosco o que está no mundo interior e isso  é refletido fora como se estivéssemos frente a um espelho, assim passamos a perceber aquilo que nos habita. O filósofo e teólogo dinamarquês do século XIX, Soren Kierkegaard,  certa vez disse: “A porta da felicidade abre só para o exterior; quem a força em sentido contrário acaba por fechá-la ainda mais”. Forçar a porta da felicidade para dentro ou fechá-la  é não se arriscar, pois quem tem tal coisa dentro sí  logo perceberá alegria fora, na existência, no dia a dia. Contudo, para perceber,  não basta silenciar fora, mas dentro, pois apesar das tristezas que vivenciamos, existe em nós esta potência (felicidade),  que aqui e ali se eleva ou não, porém isso não nos torna seres infelizes.

 

Apague o que Foi Ruim

Silêncios fora podem ser fuga, por isso em momentos de crise parece que somos consumidos pelo desejo de ir para uma ilha deserta, ou mesmo dormir e não acordar mais. Todavia, isso apenas externa o desespero existente em nós, além do medo de ficarmos frente a frente com dores do passado que de quando em quando se repetem. Aliás, o que mais se propaga hoje é: “apague o que foi ruim”. Quem ou o quê disse que foi ruim? Muitas vezes aquilo que hoje nos parece mau, amanhã perceberemos como foi bom passar por tudo aquilo, apesar dos sofrimentos causados. Então, quando vivenciamos situações que parecem nos remeter aos sofrimentos que um dia vivemos,   tudo o que queremos é sumir e não confrontar. Desta maneira, vamos nos omitindo até que constataremos que a questão não é o que passamos fora, mas sim o que está dentro, logo,  silêncios fora nem sempre são boas alternativas, pois não nos leva a compreender o todo da situação.

 

Corrida de Ratos

O silêncio por sua vez, acaba sendo uma alternativa para quem tem a sensação de que sua vida se tornou uma espécie de gangorra, uma hora está em cima e outra em baixo e isso somado às pressões e dificuldades. Se não tivermos  tempo para ficar a sós conosco, acabamos numa corrida de ratos, corremos, corremos e não saímos do lugar. O tempo passa e tudo se repete, cobrança, temor, cansaço, desequilíbrio, inquietude e uma vida corrida. Cuidar da mente também é aquietar-se e nisso o silêncio nos ajuda, pois pacificar o ser nada mais é do que estar no agora prestando atenção no hoje,  a fim de que cada instante seja de fato um presente.

 

Paremos de Nos Alimentar de Lixo

Este exercício de pacificar-se não é fácil, ainda mais porque nos permitimos ser distraídos com as muitas coisas à nossa volta: trabalho, preocupações, anseios e redes sociais. Como seria bom que nos lembrássemos que além de um corpo temos uma alma, não somos robôs. Portanto, comecemos pelas coisas pequenas estando mais atentos a nós mesmos, às pessoas, o cotidiano e a natureza. Isso nos trará a maravilhosa sensação de estar vivo. Alimentar a alma com bons livros e boas músicas ajudam bastante. Então, paremos de nos alimentar de lixos, saiamos do senso comum, fiquemos um pouco off-line de redes sociais, pois aquela famosa frase que Descartes publicou em seu livro “O Discurso do Método”, em 1637: “Penso, logo existo”. Uma frase que resumia o pensamento à existência, mas que atualmente,  parece ter sido substituída por: “Estou online, logo existo”. Desconectemos  e nos reconectemos a nós mesmos,   a fim de que possamos nos conectar com o mundo à nossa volta.

 

Daniel Lima Gonçalves

Psicanalista, Filósofo e Teólogo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teu Colo

Corro para ser acolhido em Teu colo sem precisar embriagar- me com o vinho do moralismo. Não é necessário maquiar-me com o pó do ritualismo, tão pouco adornar- me com o legalismo, pois sei que me aceitas como sou. Quero Teu colo, necessito dele, porque desejo ouvir tua voz mansa e suave. Para estar no Teu colo preciso esvaziar- me dessa construção de um deus justiceiro e impiedoso que fizeram em mim; preciso esvaziar-me do passado que me oprime dia e noite e ser cheio de confiança que me dá a certeza que sou aceito por Ti. Não importa o que disseram, dizem e dirão sobre mim, pois sei que a última palavra vem de Ti e dizes: “meu filho, não temas, pois mesmo não merecendo meu amor eu te escolhi para amar-te sempre mais e mais”. Teu colo é meu abrigo secreto, ou melhor, é meu oásis em meio a este deserto existencial que nem sempre está fora de mim, mas quase sempre dentro de mim. Quando estou nEle, não preciso nem falar, pois me ensinaste que a melhor oração não é fruto de um  prol

Identidade na diferença

Eu? Como assim eu? Se nem sei exatamente o que sou. Tornei-me isso que, dia após dia, muda e não sei o que serei, pois, ainda estou sendo uma metamorfose incessável. Este ser que diz, eu, é o mesmo que diz fui. Isto mesmo! Olhando para trás vejo que fui alguém que não sou mais, mas era eu lá, e sou eu aqui, mas o ser de hoje não esteve lá, pois, é fruto, produto de tudo que vivenciei no decorrer dos anos. O ser de ontem também dizia: "eu sou assim". No entanto, hoje me vejo de outro modo e percebo que não era daquele jeito, assim como não sou hoje o que serei amanhã. Então, o que sou eu afinal? Algo que transcorre e escorre no tempo? Sou ou que estou sendo? Eu sou o que foi aprimorado no tempo?   Esse ser que abre a boca e diz, eu sou, é tão relativo que uma simples relação com pessoas diversas gera uma mudança no que se diz ser, passando a ser produto da influência relacional. Sendo assim, o eu de hoje, mais adiante, será outro e não mais o que se é. Se digo que

Teus Braços

Quando estou aflito, inseguro, angustiado, corro para Teus braços de Pai  que logo me envolve a paz. Dependo de Ti, sem Ti sou nada, sem Ti nada posso fazer. Se me sinto sozinho e sem saída corro a Ti e me lanço aos Teus cuidados que são incomparáveis. Dúvidas, desconfianças, incertezas, incredulidade, às vezes querem me dominar para distanciar-me de Ti, mas sei que mesmo quando penso que estou longe de Ti, na verdade, estou acolhido em Teus braços misericordiosos que transbordam afeto e ternura. Quando me vem o medo, a tristeza, as dificuldades, corro para Teus braços de Filho, Amigo sempre próximo que caminha comigo ombro a ombro sem recriminar e sempre pronto a me ensinar. Se penso que todos me deixaram, Tu jamais me abandonas, olho para meu lado e vejo-te sereno dizendo: “não te deixo um só instante, sempre estou contigo,  mesmo quando queres ficar longe de mim”. Em meio às tempestades da minha vida Tu acalmas o vendaval do meu ser, porque estás aqui no barco da minha vida. Ao