Pular para o conteúdo principal

Fazer silêncio


Fazer silêncio fora é uma tarefa fácil, basta se retirar para um ambiente calmo. Embora fora esteja em silêncio, dentro pode está um constante ruído de pensamentos que vem e vão. Se não atentarmos para esse mundo que nos habita jamais perceberemos o que projetamos fora, caminhando numa constante busca a fim de preencher nossas faltas. Sendo assim, criamos grandes expectativas que aqui e ali se transformam em repetitivas decepções intensificando ainda mais velhas dores em novos momentos.
Iniciar essa viagem para nosso interior é algo que demanda esforço e disciplina, pois além de autoanálise se faz necessário escutar a si mesmo. Isso requer atenção até mesmo para a maneira como enxergamos tudo a nossa volta, inclusive aquilo que falamos dos outros, porque o que falamos deles tem muito mais a ver conosco do que com eles de fato. O pior é que ao nosso redor muitas coisas cooperam para não silenciarmos, de modo que muitos acreditam que pacificar-se e aquietar-se não é algo possível, mas permita-me dizer: “Sim, é possível!”.
A que ponto chegamos? O exercício de silenciar-nos internamente parece algo impossível diante da velocidade das comunicações e essa insaciável necessidade de obter informações a todo instante. As coisas simples já não nos satisfaz! Perdemos o prazer de contemplar o pôr do sol, escutar pássaros cantando, tomar um banho de chuva, etc. Até se fazer presente na vida de quem amamos tem sido substituído por presentes. Então, consequentemente acabamos entrando num espiral de angústia querendo o tempo todo atender as expectativas dos outros, desejando ser alguém e não nós mesmos. Basta parar um pouco que logo perceberemos que nossas maiores angústias não estão no agora, mas nas culpas por algo do passado e na ansiedade de vivenciar algo no futuro, além do medo da calamidade, imprevisibilidade e a perplexidade do existir.
Em vias ferroviárias é comum nos depararmos com três palavras: pare, olhe e escute. Talvez precisemos fazer isso parar um pouco esta correria diária, às vezes nossas agendas estão cheias de compromissos porque não queremos nos deparar com nossos vazios. Entretanto, parar sem se ver e sem escutar de nada vale se não para quebrar a rotina, porém esse exercício nos leva de volta a nossa essência, nos reconecta com o que de fato somos. Todavia, se esse movimento for executado com cobranças para nada servirá, apenas nos manterá na superfície, em cascas que até se parecem sólidas, mas são cascas, são frágeis.
Ocupemo-nos com o agora sem antecipar nada, de modo que tenhamos pelo menos dois minutos diário de silêncio para enxergar se tem algo conturbado dentro de nós. Este estado de quietude não nos desgasta, mas nos resgata; não nos mantém aprisionados a isto ou aquilo, antes nos liberta. Assim, somos conduzidos a nos conhecer e até gostar de nós mesmos. Enquanto estivermos barulhentos dentro de nós estaremos com a alma agonizando e amargurada. Portanto, é preciso enxergar projetando luz nas áreas escuras do nosso ser, pois muitas vezes o problema não está fora, mas dentro de nós de tal maneira que não adianta arrumar fora porque a confusão está dentro. Fazer silêncio na mente é cuidar de si mesmo, por isso façamos.


Daniel L. Gonçalves
Teólogo, Psicanalista e Filósofo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teu Colo

Corro para ser acolhido em Teu colo sem precisar embriagar- me com o vinho do moralismo. Não é necessário maquiar-me com o pó do ritualismo, tão pouco adornar- me com o legalismo, pois sei que me aceitas como sou. Quero Teu colo, necessito dele, porque desejo ouvir tua voz mansa e suave. Para estar no Teu colo preciso esvaziar- me dessa construção de um deus justiceiro e impiedoso que fizeram em mim; preciso esvaziar-me do passado que me oprime dia e noite e ser cheio de confiança que me dá a certeza que sou aceito por Ti. Não importa o que disseram, dizem e dirão sobre mim, pois sei que a última palavra vem de Ti e dizes: “meu filho, não temas, pois mesmo não merecendo meu amor eu te escolhi para amar-te sempre mais e mais”. Teu colo é meu abrigo secreto, ou melhor, é meu oásis em meio a este deserto existencial que nem sempre está fora de mim, mas quase sempre dentro de mim. Quando estou nEle, não preciso nem falar, pois me ensinaste que a melhor oração não é fruto de um  prol

Identidade na diferença

Eu? Como assim eu? Se nem sei exatamente o que sou. Tornei-me isso que, dia após dia, muda e não sei o que serei, pois, ainda estou sendo uma metamorfose incessável. Este ser que diz, eu, é o mesmo que diz fui. Isto mesmo! Olhando para trás vejo que fui alguém que não sou mais, mas era eu lá, e sou eu aqui, mas o ser de hoje não esteve lá, pois, é fruto, produto de tudo que vivenciei no decorrer dos anos. O ser de ontem também dizia: "eu sou assim". No entanto, hoje me vejo de outro modo e percebo que não era daquele jeito, assim como não sou hoje o que serei amanhã. Então, o que sou eu afinal? Algo que transcorre e escorre no tempo? Sou ou que estou sendo? Eu sou o que foi aprimorado no tempo?   Esse ser que abre a boca e diz, eu sou, é tão relativo que uma simples relação com pessoas diversas gera uma mudança no que se diz ser, passando a ser produto da influência relacional. Sendo assim, o eu de hoje, mais adiante, será outro e não mais o que se é. Se digo que

Teus Braços

Quando estou aflito, inseguro, angustiado, corro para Teus braços de Pai  que logo me envolve a paz. Dependo de Ti, sem Ti sou nada, sem Ti nada posso fazer. Se me sinto sozinho e sem saída corro a Ti e me lanço aos Teus cuidados que são incomparáveis. Dúvidas, desconfianças, incertezas, incredulidade, às vezes querem me dominar para distanciar-me de Ti, mas sei que mesmo quando penso que estou longe de Ti, na verdade, estou acolhido em Teus braços misericordiosos que transbordam afeto e ternura. Quando me vem o medo, a tristeza, as dificuldades, corro para Teus braços de Filho, Amigo sempre próximo que caminha comigo ombro a ombro sem recriminar e sempre pronto a me ensinar. Se penso que todos me deixaram, Tu jamais me abandonas, olho para meu lado e vejo-te sereno dizendo: “não te deixo um só instante, sempre estou contigo,  mesmo quando queres ficar longe de mim”. Em meio às tempestades da minha vida Tu acalmas o vendaval do meu ser, porque estás aqui no barco da minha vida. Ao